domingo, dezembro 02, 2012

História sobre o dérbi entre Juve x Toro

As rivalidades regionais na Itália têm características únicas. Fatos históricos, políticos e econômicos definem o amor e o ódio dos torcedores da Bota pelas equipes de sua região. Juventus e Torino, ambos de Turim, no norte italiano, representam o máximo desta rivalidade. O Derby della Mole, como é conhecido pelos tifosi, é o mais antigo da Serie A TIM, com 106 anos de vida e o que mais identifica e demonstra as diferenças entre equipes de uma mesma região. A história do clássico começa em 1906, quando o ex-presidente da Juventus Alfredo Dick, com o apoio discreto de alguns sócios, resolve criar um novo clube na cidade: o FC Torino. A rivalidade estava automaticamente instaurada.  Após crises, quedas para a segunda divisão e muitos jogos, Juventus e Torino se enfrentarão pela primeira vez no Juventus Stadium, em partida válida pela décima quinta rodada do Campeonato Italiano.

Juventus representado pela Zebra e Torino pelo Touro (Imagem: Getty Images)

A primeira vez: vitória do Toro
Em 13 de janeiro de 1907, no Stadio Velodromo Umberto I, Juventus e Torino iniciavam uma das mais belas histórias de rivalidade da Itália. A partida terminou com uma incrível vitória do Torino, por 2 a 1, com gols de Orsi e Kämpfer para o Toro, enquanto Borel descontou para a Velha Senhora, de pênalti.
Gols para a história
Os maiores artilheiros do Derby di Torino são italianos. No top 5 do ranking de gols no clássico, apenas um intruso, o francês Michel Platini, na quinta colocação, com sete gols anotados. Confira abaixo o top 5 de artilheiros do clássico.
1. Giampiero Boniperte, com 14 gols pela Juventus
2. Guglielmo Gabetto, com 12 gols, sendo sete pela Juve e cinco pelo Torino
3. Paolino Pulici, com 9 gols pelo Torino
4. Felice Borel, com 8 gols pela Juventus
5. Michel Platini, com 7 gols pela Juventus
Brasil no Derby
Poucos brasileiros marcaram seus nomes na história de Juventus x Torino. Porém, isto não impede que seus gols estejam gravados para sempre na memória dos torcedores de ambas as equipes. Dos cinco brasileiros que balançaram as redes no Derby, o primeiro a marcar foi Armando Miranda, o ‘Boca’, com passagens por Corinthians e Flamengo. Outro nome de destaque é o de Walter Casagrande Jr., que decidiu o clássico para a Juve, em 1992, com dois belos gols, os únicos da partida. Veja abaixo a relação completa de brasileiros que marcaram no Derby.
Armando ‘Boca’ Miranda
Decidiu o clássico para a Juventus, com um gol, em 1962.
Dino da Costa
Marcou um gol no clássico, pela Juventus, na vitória de 3 a 0, em 1964.
Nene
Marcou um gol na vitória da Velha Senhora, por 3 a 1, em 1963.
Casagrande
Marcou duas vezes pela Juve, no 2 a 0 em 1992.
Amauri
Decidiu o clássico para a Juve, com um gol, em 2008.
Tristes acontecimentos
A rivalidade entre as torcidas italianas criaram certos episódios de violência. Infelizmente, no duelo entre Juventus e Torino, a história não é diferente. Dois acontecimentos tristes se destacam na história mais que centenária do clássico. O primeiro ocorreu em 1967, quando após uma goleada de 4 a 0 do Torino sobre a Juve, torcedores da Velha Senhora destruíram o túmulo de Gigi Meroni, ídolo do Toro. A outra ocorrência é mais recente. Durante a temporada 2007/2008, antes da partida entre as equipes, um grande confronto explodiu na entrada do Delle Alpi. Ruas foram destruídas, lojas saqueadas e apedrejadas, e carros foram incendiados. Dois policiais ficaram gravemente feridos e mais de cem vândalos foram presos.
Números e curiosidades sobre o clássico
Juventus e Torino já se enfrentaram 225 vezes, somadas todas as competições. São 91 vitórias para as Bianconeros, 62 empates e 72 vitórias do Toro.
Pela Serie A TIM foram 134 jogos, com 59 vitórias da Juve, 41 empates e 34 vitórias do Torino.
A Velha Senhora anotou 341 gols em todos os confrontos, enquanto o Torino marcou 309.
A maior goleada do Torino sobre a Juventus ocorreu em 1912, um 8 a 0, fora de casa. Já a maior goleada da Juve sobre o Toro aconteceu em 1952: um 6 a 0, em casa.
Curiosamente, o Torino guarda na história as três maiores goleadas do confronto. Além do 8 a 0 de 1912, ainda ocorreram mais duas grandes goleadas. Um 8 a 6, em 1913, e um 7 a 1, 1914.
Foram anotados 25 gols de pênalti no Derby, e também a incrível marca de 21 gols contra.
(texto de Fernando Carregal) Matéria retirada do site da Fox Sports

Nenhum comentário:

Postar um comentário